Textos - Ataque de Pânico

ADULTO

Ataque de Pânico

A característica principal de um ataque de pânico é a manifestação súbita de um intenso medo, como se algo muito grave fosse ocorrer, muitas vezes acompanhada pelo medo de morrer ou de perda de controle e orientação, bem como o medo de se tornar insano.

Este sentimento é acompanhado de reações físicas e as mais comuns são: aceleração dos batimentos cardíacos, tremores, náuseas, respiração acelerada, sentimento de sufocação e suor.

Há um desejo intenso de sair do lugar aonde se deu início a crise e devido ao sentimento de desamparo é comum o apelo por uma assistência a fim de tirá-lo do estado em que se encontra.

Como a experiência de ataque de pânico foi traumática para a pessoa ela passa a temer um novo episódio. Com este temor passa a mudar seu comportamento como uma tentativa de evitar possíveis desencadeadores de seu mal estar.

Quem teve o ataque do pânico passa muitas vezes a associar seu mal estar a uma condição clinica, normalmente uma cardiopatia ou algum problema neurológico. Assim é comum a busca insistente por médicos na procura de resposta para seu estado, e mesmo que os exames não revelem um problema causador da crise, alguns ainda insistem na investigação, desejando encontrar uma explicação concreta para o que esta lhe acontecendo.

Como ficam temerosos pelo que lhe ocorreu, tendem a supervalorizar reações físicas que seriam sem importância, como, por exemplo; achar que uma aceleração dos batimentos do coração por um esforço possa ser o início de um ataque cardíaco.

Alguns ainda ficam envergonhados por não estar tendo um controle de sua situação, sentindo-se muitas vezes como que desacreditado perante os outros.

O Ataque de pânico é um sintoma cuja a causa está ligada ao fato da pessoa estar experimentando um excesso de tensão relacionado a sentimentos do qual se sente incapaz de dominar ou de dar conta. É comum que sinta-se como que fosse se desintegrar. Estes motivos são na maioria das vezes inconscientes e por isto a confusão ao identificar sua causa.

O tratamento para o transtorno do pânico requer a psicoterapia e muitas vezes associado à terapia com medicamentos.

Indicação de Filme:

Nome:Habemus Papam

Título Original:Habemus Papam

Direção:Nanni Moretti

Roteiro:Nanni Moretti

País:Itália

Ano:2011

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização do Consultório:
Psicóloga no Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242
Psicóloga Adolescentes e Adultos

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com