Textos - Autoestima Baixa

ADULTO

Autoestima Baixa

A baixa autoestima pode ser observada através do comportamento de insegurança. Este sentimento afeta a pessoa socialmente, profissionalmente e nas relações afetivas.

São pessoas que encontram dificuldades para enfrentar os problemas, com a tendência a evitar situações que precisam resolver, sentindo-se incapaz de buscar saídas para as dificuldades do dia a dia.

A autoestima baixa afeta a capacidade da pessoa de avaliar com clareza as situações, bem como, de avaliar sua real capacidade de enfrentar o problema.

As pessoas afetadas pela baixa autoestima são normalmente retraídas e deprimidas, que acabam tendo sua vida prejudicada, pois tal sentimento atrapalha o processo contínuo de aprendizagem que temos na vida e que depende de nossa capacidade de experimentação.

As experiências levam ao autoconhecimento, à medida que podemos ir somando os resultados positivos, reconhecendo nossas limitações e ir buscando um aprimoramento a aquilo que julgamos necessário aprimorar.

Sabe-se que a causa da baixa autoestima está normalmente na infância. Foram crianças pouco incentivadas e que não aprenderam desde cedo a lidar com seus erros e acertos, ou ainda crianças que sofreram fortes críticas que atrapalharam sua capacidade de experimentação na vida. Formaram sua autoimagem com base nos conceitos que lhe foram repassados. Acreditaram no que diziam que eram e não puderam se descobrir e usar seus potenciais para um desenvolvimento saudável. Foram crianças educadas de forma em que o erro é principalmente repreendido e recriminado e não visto como parte do aprendizado.

As pessoas com baixa autoestima sentem-se culpadas pela sua falta de capacidade e este sentimento muitas vezes atrapalha a busca de ajuda de outras pessoas, inclusive do profissional da psicologia que poderá indicar o tratamento adequado para este problema.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br