Textos - Como se Forma a Neurose

ADULTO

Como se Forma a Neurose

A neurose pode ser explicada como uma desordem parcial de natureza psíquica, que afeta a organização da personalidade sem a desintegrar.

Até os cinco anos de idade se estabelecem as bases da personalidade. Por isto as primeiras relações de amor e ódio com aqueles que à criança convivem, em principal seus cuidadores direto, pais ou na ausência deles seus substitutos, são fundamentais.

Se estes relacionamentos são marcados por excessos em ausências, falta de cuidado ou de proteção, agressões e ou tensões intensas, a personalidade da criança poderá ficar prejudicada.

A conseqüência destas experiências pode se manifestar através de um sintoma mais especifico ou através de uma sensação de mal estar e infelicidade.

Aqueles que tiveram a base da personalidade prejudicada terão menor capacidade de resistência às tensões experimentadas durante o percurso da vida.

Para o neurótico o problema assume uma proporção exagerada. Este grau de sofrimento e desestruturação dependerá do grau de neurose do indivíduo.

O neurótico, se não grave, leva uma vida aparentemente normal, no entanto sente emoções perturbadoras e que muitas vezes lhes domina. Tais como: angustia, ansiedade, medo, irritabilidade, entre outros sintomas, porém de forma persistente.

O Neurótico grave vive à parte em seu mundo. Ele percebe a realidade, mas encontra dificuldades de adaptação com ela.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br