Textos - Estresse do Trabalho

ADULTO

Estresse do Trabalho

A tensão e a sobrecarga no trabalho, especialmente se este inclui um alto nível de responsabilidade, são fatores que muitos profissionais enfrentam e que inevitavelmente podem levá-los a desencadear um quadro de estresse.

Embora cada pessoa reaja de forma diversa frente à tensão, sabe-se que atividades muito diversificadas ou excessivamente rotineiras, frustrações freqüentes, preocupações financeiras, poucos incentivos, competição, críticas constantes, insegurança, premência de tempo para realização de tarefas, dificuldades no trânsito, dentre outras coisas, são vivências que podem gerar ansiedade, distúrbios psicossomáticos e até mesmo depressão.

No estresse ocorre um conjunto de mobilizações da energia psíquica. Este estado de alerta físico, emocional e neurológico prepara a pessoa para a dificuldade, com um comportamento de fuga ou luta.

O estresse tem uma função fisiológica importante, porém a permanência neste estado de mobilização provoca um desgaste comprometendo a saúde física e psíquica da pessoa.

O indivíduo normalmente negligência os primeiros sinais e sintomas do estresse, procurando atendimento quando estes sinais já caracterizam uma doença. Como por exemplo: doenças coronárias, hipertensão, distúrbios gastrointestinais e derrame cerebral. O estresse pode diminuir drasticamente a resistência do organismo, abrindo a porta para um grande número de doenças "oportunistas".

É comum ao estressado apresentar uma hipersensibilidade emocional, como: desconfiança, irritabilidade, angústia, depressão, desmotivação entre outras manifestações.

Alguns tentam compensar o mal estar provocado pelo estresse com a busca de bebidas alcoólicas, cigarro e ou drogas, criando para si um problema ainda maior.

Muitas vezes se torna necessário a busca de um apoio profissional tanto para tratar dos problemas físicos ocasionados, como para o atendimento de problemas psicológicos instalados pelo quadro de estresse. O profissional da Psicologia, poderá também tratar formas específicas da pessoa lidar com a vida, oriundo de seus conflitos, que incrementam as tensões vivenciadas por fatores externos.

Planejar as atividades, fazer escolhas, compreender que algumas coisas não podem ser mudadas, entender que se é passível de erros, arranjar tempo para divertir-se e exercitar-se e principalmente entender que o trabalho é apenas uma das coisas importantes na vida, são pontos para serem repensados a fim de se viver melhor.

O ser humano precisa ter mais contato com a natureza. A vida é passageira e coisas que em um determinado momento possam parecer muito importantes, podem estar desconectadas com o verdadeiro sentido da vida.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização do Consultório:
Psicóloga no Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242
Psicóloga Adolescentes e Adultos

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com