Textos - Insônia

ADULTO

Insônia

O sono caracteriza-se por um estado de atividade, receptividade e vigilância reduzida. Neste estado os estímulos normalmente capazes de provocar resposta, não o fazem.

Estudos revelam que a necessidade de sono no ser humano é em média 8 horas para cada período de 24 horas, porém não existe uma regra geral em relação ao número de horas que é preciso dormir, pois isso varia de acordo com necessidades biológicas de cada um, sendo que algumas pessoas não precisam mais que 5 horas de sono para sentirem-se descansadas ao acordar e desempenharem perfeitamente suas atividades diárias.

A Insônia é caracterizada pela alteração da qualidade ou quantidade de sono, o que faz com que a pessoa durma menos do que precisa, ocasionando prejuízos em suas atividades diurnas.

São três os tipos de insônia: A inicial, é aquela que a pessoa encontra dificuldade para adormecer. A intermediária onde a pessoa apresenta um sono que é constantemente interrompido, e a terminal responsável por um despertar precoce.

Uma mesma pessoa pode apresentar os três tipos de insônia. A incidência de insônia é maior nos adultos jovens, adultos da meia idade e idosos.

A insônia não é uma doença, é um sintoma, portanto é necessário descobrir a causa. Grande número de casos de insônia está relacionado a distúrbios psicológicos como a depressão e a ansiedade, porém existem outras causas tais como; apneia do sono (interrupções da respiração), transtorno do sono induzido por substância (medicamentos), exposição a toxinas e alterações neurológicas entre outras.

Alguns hábitos inadequados podem também ser causadores da insônia como: o consumo de café e de álcool, à prática de exercícios antes de dormir, horários irregulares do sono, períodos de estresse mental e medicamentos estimulantes.

Em alguns casos a pessoa desenvolve um medo de não dormir, o que a deixa ansiosa e dificulta a chegada do sono.

O tratamento para a insônia vai variar dependendo da sua causa. Se a pessoa apresentar insônia de origem psicofisiológica, o recomendado é a psicoterapia.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização do Consultório:
Psicóloga no Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242
Psicóloga Adolescentes e Adultos

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com