Textos - O Primeiro Passo: Como Identificar o Estresse

ADULTO

O Primeiro Passo: Como Identificar o Estresse

A tensão e a sobrecarga no trabalho, especialmente se este inclui um alto nível de responsabilidade, são fatores que muitos profissionais enfrentam e que inevitavelmente podem levá-los a desencadear um quadro de estresse.

Embora cada pessoa reaja de forma diferente frente à tensão, sabe-se que a sobrecarga de trabalho, frustrações freqüentes, poucos incentivos, insegurança, premência de tempo para realização de tarefas, horas no trânsito, dentre outras coisas, são vivências que podem gerar ansiedade, distúrbios psicossomáticos e até mesmo depressão.

No estresse ocorre um conjunto de mobilizações da energia psíquica. Este estado de alerta físico, emocional e neurológico prepara a pessoa para a dificuldade sendo uma reação natural do organismo.

O estresse tem uma função fisiológica importante, porém é a permanência neste estado de mobilização que provoca um desgaste, comprometendo a saúde física e psíquica da pessoa.

O indivíduo normalmente negligência os primeiros sinais e sintomas do estresse, procurando atendimento quando estes sinais já caracterizam uma doença. Como por exemplo: doenças coronárias, hipertensão, distúrbios gastrintestinais e derrame cerebral. O estresse pode diminuir drasticamente a resistência do organismo, abrindo a porta para um grande número de doenças “oportunistas”.

É comum ao estressado apresentar uma hipersensibilidade emocional, como: desconfiança, irritabilidade, angústia, depressão, desmotivação entre outras manifestações.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br