Textos - Os Filhos e a Separação Conjugal

ADULTO

Os Filhos e a Separação Conjugal

Uma das grandes preocupações do casal que está por se separar são os filhos. O temor é que os filhos sofram muito e venham apresentar problemas emocionais com a ruptura.

Esta preocupação faz realmente sentido. As mudanças, mesmo que sejam para uma condição de vida melhor, sempre geram sofrimento. Não só o casal, mas os filhos precisam lidar com a perda de uma família idealizada e que por motivos de realidade hoje precisa se desfazer.

No entanto, existem providências importantes para serem tomadas para diminuir o sofrimento dos filhos. Uma delas é que se uma vez decidido pelo casal pela separação que seja comunicado aos filhos de forma clara e de preferência que os pais estejam juntos ao comunicar.

É importante lembrar que cabe aos pais ensinar aos filhos desde cedo que o casal tem vida própria. Que não são exclusivamente pais, mas um homem e uma mulher que se relacionam e namoram. Este entendimento auxilia principalmente nestes momentos de separação ajudando aos filhos entender que não deixaram de ser pais, mas que o casal não quer mais conviver junto.

É importante dar resposta para as perguntas que irão surgir, auxiliando para que entendam o que o casal pensa em fazer e como vai afetar suas vidas.

É essencial de que o casal não envolva os filhos em seus desentendimentos, mantendo-os fora da discussão. Estudos realizados mostram que distúrbios emocionais que ocorrem com os filhos de pais separados, não se devem necessariamente a separação, mas a outros fatores envolvidos com a separação tais como pais que apresentam distúrbios de comportamento, que brigam muito e que envolvem os filhos nestas brigas.

Quando o processo de separação é bem conduzido à criança não é seriamente afetada e pode ficar mais tranqüila à medida que observa que os pais tomaram uma decisão acertada e se sentem melhor assim; com a separação.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br