Textos - Alcoolismo

ADULTO

Alcoolismo

O álcool é uma droga que dependendo da dose, da freqüência e das circunstâncias em que é ingerido, pode ser usado sem problemas. No entanto deve-se dar muita atenção a isto já que uma dependência não se instala de uma hora para outra.

A dependência ao álcool pode ser definida como uma compulsão para ingeri-lo, de forma contínua e freqüente, movido pelo desejo de experimentar seus efeitos psíquicos, e ou ainda evitar o desconforto que sua falta proporciona.

O beber excessivo freqüentemente representa uma tentativa de lidar com uma variedade de situações considerada pela pessoa com difíceis. A função do álcool seria a de reduzir esta dificuldade, e de aumentar a confiança da pessoa em agir de uma maneira que ela não agiria se estivesse sóbria.

Uma vez dependente, o álcool passa a ser uma prioridade na vida da pessoa.

Ocorre também a tolerância, que é um fenômeno biológico em que o organismo passa a necessitar de doses cada vez maiores para alcançar os mesmos efeitos de antes.

Uma vez dependente do álcool, a pessoa encontra sérias dificuldades de abandonar seu uso. Muitas vezes podem ser acusadas de "fraca", ou "sem vergonha", porém cabe ressaltar que o alcoolismo é uma doença em que é marcante a perda de controle.

O alcoolismo é uma doença séria e extremamente limitante.

São vários os problemas que advém desta doença, como dificuldades no trabalho, problemas conjugais, familiares, acidentes de trânsito, discriminação pela má conduta social, além disto o descontrole pelo uso do álcool pode levar a agressão e ou o abuso sexual.

Ainda existem os problemas físicos provenientes da doença que são: azia, náuseas matinais, diarréias, lesões no fígado que pode levar a hepatite e cirrose. O alcoolismo pode também ser responsável pela impotência sexual e perda da libido.

O tratamento do alcoolismo não é fácil, e exige o envolvimento da família neste processo para que se obtenha êxito, já que os quadros de recaída são freqüentes.

Indicação de Filme:

Nome: Farrapo Humano

Título Original: The Lost Weekend

Direção:Billy Wilder

Roteiro: Billy Wilder e Charlles BrackettAno:1945

País: Estados Unidos

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização do Consultório:
Psicóloga no Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242
Psicóloga Adolescentes e Adultos

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com