Textos - O Grupo de Amigos na Adolescência

ADOLESCENCIA

O Grupo de Amigos na Adolescência

A adolescência é uma fase da vida cheia de emoções. O adolescente sofre oscilações de humor com muita freqüência.

Fica muitas vezes perdido. Já não é mais criança, mas ainda não é adulto.

A relação com a família passa a não ser o suficiente e o grupo de amigos agora se torna muito importante sentindo necessidade de ficarem horas com eles.

O grupo de amigos para o adolescente funciona como um espaço intermediário entra e família e a sociedade. Nos grupos há elevado grau de intimidade e coesão o que proporciona a troca de sentimentos e idéias gerando apoio e segurança. No grupo de iguais, é mais fácil falar de incertezas, fantasias e desejos com a certeza de se sentir compreendido e aceito.

A vivência com os pais deu a base para a formação de sua identidade que poderá agora se enriquecer com os novos relacionamentos grupais que propiciarão crescimento, integração e sociabilidade. O jovem sem turma encontrará mais dificuldade para elaborar suas crises vitais e pode sofrer por não ter com quem dividir. A uniformidade dentro da turma como: a gíria, a vestimenta etc. serve como defesa para a angustia.

Os pais ficam preocupados, já que o grupo surge como uma influência modificadora sobre o adolescente e há uma expansão de atividades além do que os pais podem controlar.

Para alguns adolescentes a estabilidade emocional conseguida na meninice e a segurança nos apegos com a família contêm a amplitude de oscilações, permitindo uma direção mais tranquila; ao passo que outros adolescentes precisam lutar para reter um senso de unidade e um pouco de controle do eu. O grupo será escolhido com base em suas necessidades e usará também o grupo e o que representa como forma de expressão de seus conflitos.

A crise da adolescência visa proporcionar um novo e mais complexo grau de estruturação da personalidade e não causar sua desintegração; quando esta chega a ocorrer é antes em razão da vulnerabilidade prévia do indivíduo do que da natureza do processo da adolescência.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br