Textos - Crianças dos 5 aos 12 anos

INFÂNCIA

Crianças dos 5 aos 12 anos

É um período muito importante na vida.

É uma fase de transição, quando meninos e meninas estão experimentando novos papéis sociais, e estão vivendo transformações físicas e emocionais.

A escola assume um lugar de grande importância. A criança é inserida em um grupo onde passa a ser exigida cada vez mais. Sua autoestima é testada diariamente.

O mundo da criança passa a ter uma mudança significativa, onde hábitos e padrões de comportamento passam a sofrer uma influência destas novas vivências.

As crianças neste período são curiosas, estão preocupadas com as transformações no seu corpo, com a relação com os colegas e com o certo e o errado, já que neste período passam a assimilar mais seriamente as regras exigidas para sociabilidade e os conceitos morais.

A participação dos pais é fundamental para auxiliar a criança nesta fase.

Manifestações afetivas dão segurança à criança para enfrentar as dificuldades sabendo que são amadas independente de seus erros e acertos.

Oportunizar a participação em atividades esportivas e interesses especiais individualmente e principalmente em grupo, estimulam pontos que são muito importantes neste momento para a criança como, por exemplo: cooperação, autoconfiança, competitividade, modulação da agressividade, noção do eu e do outro etc.

É o período de aprender sobre o convívio social e de desenvolver as qualidades necessárias da sociabilidade. Qualidades estas que no futuro serão de grande importância para o êxito pessoal, profissional e afetivo.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização do Consultório:
Psicóloga no Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242
Psicóloga Adolescentes e Adultos

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com