Textos - A Importância do Pai para a Criança

INFÂNCIA

A Importância do Pai para a Criança

A relação da mãe com o bebê é na maioria das vezes muito intima, numa relação única, em que a participação do pai é importante, porém muitas vezes é difícil criar este espaço para ele.

É comum neste período que o pai se sinta em segundo plano, custa às vezes um pouco para que ele perceba que também faz parte daquele contexto e que participe do mesmo.

Felizmente o pai atual está mais consciente da importância de sua presença junto ao filho, saindo do lugar daquele que somente dá o sustento e que deixa para a mãe a criação e educação dos filhos.

O trocar fraldas, dar a mamadeira, brincar, levar para passear, buscar na escola são algumas das atividades que o pai pode desenvolver em conjunto com a mãe e que permitirá um contato mais íntimo com a criança, acompanhando seu desenvolvimento e participando de sua vida.

Esta participação do pai de forma mais íntima com a criança é significativamente valiosa ao seu desenvolvimento. Um pai presente e ativo transmite além de afetividade e segurança, modelos de comportamentos diante as mais diversas situações.

É sabido que algumas mães encontram dificuldade de ir abrindo espaço para a individualidade do filho, agindo com superproteção, podendo interferir negativamente no seu desenvolvimento.

A presença do pai auxilia na gradual diminuição do laço de estreita intimidade da criança com a mãe. Desta forma ele está oportunizando para a criança outro polo de segurança além da mãe e abrindo-a para o mundo, além de propiciar que a mãe mantenha ou faça outros investimentos na vida além da criança, mantendo um equilíbrio mais satisfatório dos laços afetivos.

As "produções independentes" são muito questionadas por deixarem de fora esta fatia tão importante da vida que é a presença do pai.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br