Textos - Meninos entre 4 e 5 anos

INFÂNCIA

Meninos entre 4 e 5 anos

Nesta fase os meninos passam por alguns momentos particularmente delicados. É um período em que saem do aconchego e do colo da mãe e começam a se identificar com o mundo masculino do pai.

Mesmo que o pai esteja presente desde o início é só por volta dos quatro anos que eles começam a organização referente à questão do gênero masculino e feminino.

Ele começa a desejar ser como o pai e aí se desenrola o que Freud denominou como Complexo de Édipo.

Ao mesmo tempo em que sente admiração pelo pai rivaliza com ele. Pretende ter o que o pai tem. Pretende ser atraente para a mãe.

Neste período o menino se prepara para suas escolhas de amor e cria sua primeira imagem de mulher.

Porém, também é nesta época que sofre sua primeira e grande proibição. Começa a entender que a mãe é a mulher do pai. A criança começa a ter curiosidade sobre a intimidade do casal e muitas vezes passam a tentar impedi-los que se beijem ou fiquem a sós.

É necessário explicar para a criança nesta ocasião de que as intimidades amorosas são privadas e que ele não pode participar e que há outros momentos de afetividade na família que ele estará incluído.

É também entre quatro e cinco anos que o menino já conseguiu vencer as primeiras dificuldades do desenvolvimento e percebe-se possuidor de forças e destreza motora. Por outro lado percebe que ainda existem muitos desafios.

A criança nesta fase da vida faz uso da dramatização a fim de elaborar sentimentos de impotência inerente a sua condição. Veste-se de super herói, exibe-se para a mãe, imagina luta com outros personagens da fantasia onde ele é detentor do poder.

Com as brincadeiras ele vai incorporando características importantes que irá precisar na vida adulta: como confiança, capacidade de encarar diversidades, competitividade e também solidariedade.

É nesta fase da vida que o menino vai melhor assimilar a ideia de autoridade e de limites.

É importante que a criança possa nesta fase contar com a compreensão do adulto referente à suas necessidades e que este adulto possa ajudá-lo a se situar e a entender os limites existentes na vida.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br