Textos - Ser Criança

INFÂNCIA

Ser Criança

Na infância a personalidade está em formação, está se estabelecendo as bases do que será aquela pessoa na sua vida adulta.

A criança vai ao longo dos primeiros anos, percebendo o mundo e as pessoas que o cercam, organizando maneiras, táticas e estratégias de reagir ao que lhe acontece.

O contexto aonde vive, as pessoas com quem convive, suas experiências de vida, certas pré-disposições, recursos e características pessoais; tudo isto contribuí para o seu modo de ser e para a sua formação. Por isso é necessária muita atenção para que este desenvolvimento possa ocorrer em um movimento construtivo.

Elas expressam seus sentimentos e medos através de atitudes que nem sempre estão diretamente relacionadas ao fato. Por exemplo: uma criança pode expressar o sofrimento pela separação dos pais, não pela fala, mas por urinar na cama ou falar como criança menor.

É importante para um desenvolvimento saudável não estimular as crianças a serem eternas crianças, mas também não exigir mais do que possa ser capaz no momento.

A criança quer afeto, disponibilidade, segurança, proteção e orientação. Condições que favoreçam um bom desenvolvimento.

É importante lembrar também, que a frustração e o conflito vivenciado pela criança durante seu desenvolvimento, quando em intensidade e quantidade normais, resultam uma experiência importante para o bom desenvolvimento. É um exercício, possibilitando o aumento da capacidade de criatividade, imaginação, integração e amadurecimento.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br