Textos - As Amigas da Adolescência

ADOLESCENCIA

As Amigas da Adolescência

A adolescência é um período de descobertas e de instabilidade emocional. Os vínculos por amizade são muito importantes, pois em cumplicidade com um grupo se compartilha troca de sentimentos e idéias gerando apoio e segurança. No entanto é comum que aconteçam brigas entre os amigos. Os motivos são variados e as causas podem fazer parte de um processo normal de crescimento: como a divergência de idéias.

Entre as amizades do sexo feminino podem ocorrer brigas por ciúmes, inveja, competição, rivalidade ou até mesmo por controle e por uma querer dominar a outra.

Tais sentimentos quando não intensos fazem parte deste período das descobertas onde as relações principalmente as mais próximas podem despertar.Às vezes estes sentimentos podem ser muito intensos e gerar situações muito complicadas e frente a este tipo de situação se deve ter mais cuidado.

Quando possível é importante buscar um esclarecimento da situação, e em alguns casos o entendimento pode ser alcançado, pois todos têm o direito de errar. Porém quando se torna muito persistente o problema, o melhor é dar um tempo para a relação e depois deste tempo ver se é possível retomar.

Em alguns casos esta retomada não é possível, pois são comportamentos que se repetem na relação e podem gerar muito sofrimento.

A amiga que “Gruda” na outra amiga normalmente apresenta uma característica de personalidade mais dependente e este comportamento pode gerar um incomodo a outra pessoa. Quando isto ocorre, para tentar combater o problema pode-se mostrar para esta amiga que não se esta sempre disponível, expondo que tem outras coisas para realizar e propondo os encontros mais dentro de um ritmo que ache mais pertinente. Como por ex: (Não posso sair hoje, quem sabe nos encontramos no sábado à tarde?)

As amizades nem sempre tem uma duração para a vida toda. Existem amizades que são muito importantes durante um período da vida e que às vezes ficam nesta fase sendo só lembradas com carinho depois. Existem outras amizades que duram muito tempo e às vezes muitos anos e muitas vezes isto se dá naturalmente.

Algumas situações como a troca de escola, pode gerar o distanciamento de amizades. Quando se entende que alguma destas amizades vale a pena ser mantida, é necessário se fazer um investimento maior e buscar alternativas de convívio, como encontros para o lazer e boas conversas

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br