Textos - Final do Ano - Novos Planos

ADULTO

Final do Ano - Novos Planos

O Ser humano controla e organiza sua vida através da contagem do tempo e do passar dos anos.

A maioria das pessoas entende o final do ano como o limite de um tempo e sendo assim costumam fazer um balanço do que pretendiam realizar dentro deste tempo e não realizaram. Deste balanço chegam a um determinado resultado que os levam a programar novas metas que são lançadas para o ano seguinte.

Este raciocínio além de auxiliar na reflexão e organização da vida gera uma motivação para a busca no final do ano de renovados objetivos, lhes dando energia para lidar com os obstáculos do caminho.

Para ajudar no êxito da realização destes objetivos é importante que na organização dos planos, alguns aspectos sejam considerados:

O primeiro é a realidade. É importante pensar quais os obstáculos e desafios que estão implicados e que terão que ser enfrentados para atingir o que se deseja.

O segundo é a capacidade de cada um. É necessário pensar: Tenho condições necessárias para alcançar o que desejo? Estou disposto (a) a enfrentar as dificuldades, lidar com elas e persistir?

E ainda tão importante é ser flexível para avaliar ao longo do caminho e o movimento da vida se estes objetivos ainda são razoáveis.

Quando na elaboração dos novos planos, estes aspectos não são considerados, as chances de frustração são grandes por não haver a realização de um preparo necessário para o que se propõe. Consequentemente a pessoa pode se sentir como tendo fracassado e até mesmo deprimida, por não ver seus desejos realizados, afetando muitas vezes a sua autoestima.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br