Agende sua primeira consulta sem custo aqui Whatsapp Psicóloga Porto Alegre
Atendimento presencial e online para todo Brasil e brasileiros no exterior.

Reações Fóbicas

ADULTO

Quem tem um quadro de fobia sente um medo excessivo, persistente e sem fundamento, em relação a um objeto ou uma situação.

A pessoa fóbica entende ser inexplicável seu temor, mas não consegue evitar a forte angustia que experimenta diante de determinadas situações. Embora não seja uma condição capaz de desencadear um medo real, o fóbico experimenta tal situação sentindo todos os sintomas físicos e psicológicos como se fosse uma situação perigosa e ameaçadora.

O objeto ou situação que desencadeia a reação de fobia tem um significado particular para a pessoa. Este significado é de ordem inconsciente e é por isto que, embora entenda que não tem por que temer, mesmo assim, não consegue controlar o que sente.

A pessoa quando tem uma reação fóbica manifesta alterações físicas. As mais frequentes são: transpiração, respiração acelerada, opressão no peito e taquicardia.

A fobia gera para a pessoa sofrimento e limitação na vida social, profissional e afetiva. Para a melhora deste quadro a psicoterapia é indicada.

Alguns exemplos de fobia são: Agorafobia (medo de lugares abertos ou públicos), claustrofobia (medo de lugar fechado), patofobia (medo de doenças) fobia social, demofobia (medo das multidões) etc.

Texto de autoria de Rosângela Martins - Todos os direitos reservados
Psicóloga Porto Alegre
CRP 07/05917