Textos - Envelhecer

ADULTO

Envelhecer

O envelhecimento é um caminho natural da vida e quando acontece significa que se teve a oportunidade de uma vida longa.

Nesta caminhada muitas coisas foram vividas e outras ficaram por ser realizadas.

Algumas delas ainda se têm a oportunidade de realizar e outras ficaram no tempo, em outras fases da vida.

Este sentimento é natural, sempre nos questionamos sobre o quanto fizemos e se não poderíamos ter feito mais ou menos. No entanto entende-se que fizemos o que nos foi possível fazer dentro de nossas condições do momento.

Os sentimentos com o envelhecimento são mistos. A qualidade das condições na velhice vai estar diretamente influenciada pelo estilo de vida que esta pessoa adotou durante sua caminhada. A forma como foi escrevendo sua historia, seu jeito de ser e lidar com as diversidades da vida estarão presente nesta fase dando um tom particular .

Mas é comum com o estreitamento da vida, pela perda de parentes e amigos que o idoso sinta uma desorientação e o sentimento da falta de um lugar ou um proposito próprio.

Há uma tendência a voltar-se para si e para o passado. Esta volta ao passado se dá por diferentes motivos entre eles o desejo de procurar conclusões para suas vidas, tentando entender os motivos de suas escolhas e outras possibilidades diferentes se não tivessem seguido determinado caminho. As lembranças trazem sentimentos diversos de alegrias e tristezas.

As preocupações com as funções do corpo aumentam e a queixa pelas deficiências do organismo pelo envelhecimento passa a ganhar grande importância.

Sentimento de autoestima e de algum objetivo é necessário nesta fase para manter energia para o dia a dia e para seguir adiante, sendo essencial para prevenir o adoecimento e manter um olhar para fora e para a vida.

A tarefa de todo idoso durante esta fase esta ligada a aceitação de perdas sofridas, se harmonizando tanto quando possível com esta etapa da vida a fim de que possa melhor tirar proveito dela ,dentro de suas condições.

Estabelecer alguma atividade produtiva e que esteja relacionada a outras pessoas, por mais simples que seja auxilia a manter-se mais alerta.

Indicação de Filme:

Nome: Elsa e Fred – Um Amor de Paixão

Título Original: Elsa y Fred

Direção: Marcos Carnevale

Gênero: Comédia Dramática

Ano:2005

País: Espanha e Argentina

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br