Textos - Comprar Compulsivo

ADULTO

Comprar Compulsivo

Oniomania é o termo técnico utilizado para quem apresenta o transtorno do comprar compulsivo.

Tal transtorno caracteriza-se por compulsão para comprar com o objetivo principal de aliviar a ansiedade e o sofrimento e não o de obter o prazer e a gratificação.

O alivio é alcançado, mas logo é seguido de um mal estar pelo arrependimento e culpa. Por este motivo o comprador compulsivo muitas vezes mente ou esconde suas compras, pois teme a critica e o julgamento alheio, uma vez que já se condena pelo que fez.

Este alívio do desprazer conseguido com o ato de comprar é o que impulsiona a pessoa a repetir o mesmo comportamento, mesmo que este alívio venha seguido de um mal estar pela consciência da perda de controle. Como o portador deste transtorno não encontra em si estruturas para lidar com suas angustias, o mal estar gerado o impulsiona a novamente repetir o ato em busca de alivio, formando um circulo vicioso, que vai debilitando a pessoa.

Entende-se que este comportamento é uma tentativa disfuncional de enfrentamento da angustia que traz sérias consequências.

Como gastam mais do que ganham, acabam por contrair dividas o que desencadeia problemas legais, pessoais e familiares.

É importante diferenciar o comprar compulsivo do comprar por impulso.

No comprar por impulso a pessoa adquiri o produto seduzido por algo que lhe parece interessante em um primeiro momento, mas que depois percebe não ser necessário.

No comprar compulsiva a pessoa faz a compra para aliviar um mal estar sentido. A necessidade é de consumir, o que é feito de uma forma descontrolada e não visa o interesse no objeto de aquisição.

As causas deste transtorno ainda não estão esclarecidas, no entanto sabemos que fatores biológicos, socioculturais e psicológicos exercem grandes influencia.

O tratamento indicado é a psicoterapia muitas vezes acompanhada do uso de medicamento.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização do Consultório:
Psicóloga no Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242
Psicóloga Adolescentes e Adultos

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com