Textos - Aprendendo com o Estresse

ADULTO

Aprendendo com o Estresse

O estresse faz parte da vida e não sendo excessivo estimula a atenção, criatividade, raciocínio e a ação.

Algumas vezes ele também pode ser desencadeado por situações positivas, como uma promoção, uma mudança de residência, ou de emprego etc.

No entanto sabemos dos danos causados física e psicologicamente a todos que ficam expostos a condições de tensão por longo tempo.

Como estamos conscientes que algumas condições de estresse são inevitáveis é necessário pensarmos quais são as melhores formas de conviver com elas.

Não se trata de ter resistência ao estresse, pois isto seria uma atitude passiva. Para administrar o estresse é necessária uma atitude ativa.

Este distúrbio não deve ser pensado como algo que se dá somente de fora para dentro. Algumas vezes as pressões e as tensões são geradas dentro de nós.

Rever-se frente à vida que se está levando nos ajuda a avaliar que peso se tem dado a determinadas situações se estamos ou não contribuindo para que elas não se tornem mais pesadas, ou ainda se os caminhos que estamos escolhendo são os melhores.

O estresse permite a alguns se reestruturar, pensar novas alternativas e crescer emocionalmente como resposta ao desafio e a crise.

Uma dose de objetividade é importante para avaliar os problemas, ajudando, a fim de evitar o desperdício de energia e os desgastes emocionais desnecessários.

Aceitar os próprios limites também é favorável à administração do estresse, para que assim possamos melhor medir o que podemos e o que não podemos fazer no momento, que ritmo podemos adotar e se somos capazes de suportar. O que podemos fazer sozinho e o que precisamos do auxilio do outro para realizar.

A organização quando não excessiva permite que poupemos tempo, que se visualize melhor o que nos propomos fazer e que possamos ter uma melhor medida das atividades diárias.

Por outro lado é importante pensarmos que imprevistos ocorrem com muita freqüência e que precisamos aceitá-los como parte da vida e administrá-los na medida do possível, uma vez que são inevitáveis.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br