Textos - Transtorno Obsessivo-Compulsivo

ADULTO

Transtorno Obsessivo-Compulsivo

O Transtorno Obsessivo Compulsivo é um distúrbio de ansiedade, cuja caraterística primordial é a ocorrência de estados frequentes de obsessões e compulsões.

As obsessões são ideias desagradáveis e repulsivas que embora a pessoa sinta que tais pensamentos lhe são irracionais, ainda assim não consegue evitar sua invasão a consciência. Também lhe é claro que tais ideias são produtos de sua própria mente e não infligida pelo externo. O fato de a pessoa sentir estranheza pelo conteúdo destes pensamentos desencadeia a ansiedade impulsionando-a a fazer algo para reduzir este mal estar. Sendo assim, normalmente a compulsão se instala como resposta a uma obsessão.

A compulsão caracteriza-se por padrões de comportamentos ou atos mentais, que a pessoa adota, com o principal objetivo de reduzir ou eliminar a ansiedade e sofrimento que sente e não de oferecer prazer ou gratificação.

As compulsões mais frequentes são: contar, lavar as mãos repetidas vezes, repetir mentalmente palavras ou frases, tocar muitas vezes em algum lugar, enumerar e contar objetos com frequência excessiva, entre outros comportamentos.

Neste transtorno o comportamento escolhido para aliviar o mal estar gera uma diminuição deste, mas não demora a que o desconforto volte e então a pessoa repete o comportamento que gerou o alivio, mesmo que este tenha sido só momentâneo.

Caso não tenham estes comportamentos, acabam sentindo um intenso desconforto emocional.

Isto explica por que a pessoa fica então presa à repetição do ato, pois embora reconheça que seu conforto é passageiro ainda assim vê em seu comportamento compulsivo a possibilidade do alivio, criando uma relação de dependência com determinados atos que acabam por consumir um tempo significativo do seu dia a dia.

O comportamento realizado para abater esta angustia não esta em muitas vezes relacionado diretamente com o que a pessoa esta tentando evitar.

Às vezes a relação é até mesmo absurda, como por exemplo: dar 10 pulos sempre que tiver um mau pensamento a fim de anular o efeito nocivo do mesmo.

Uma característica importante é o fato de que tais comportamentos apesar do alivio momentâneo, despertam um desconforto pela rendição e pela desadaptação social.

A causa para o desencadeamento deste quadro ainda é motivo para muitas discussões. Sabe-se que existem algumas razões identificáveis e reconhecidas como propulsoras. Uma delas é oriunda das vivencias familiares onde se apreende formas de lidar com determinadas situações ou emoções que esta ligada muitas vezes a uma falta de plasticidade emocional que permita que sentimentos possam ser vividos, compreendidos e mediados. Uma educação rígida pode gerar uma repressão significativa das emoções e consequentemente a ansiedade.

Aspectos químicos do organismo também são estudados como causa deste problema.

É comum às pessoas terem rituais compulsivos em algumas circunstancias e isto não significa exatamente que a pessoa possui um transtorno obsessivo compulsivo.

É importante compreender que existem diferentes níveis de intensidades dos sintomas, motivo pelo qual uma avaliação se faz necessário e quanto mais cedo identificado o problema mais satisfatório será a resposta a um tratamento.

Um problema encontrado é de que a pessoa portadora deste transtorno muitas vezes oculta seu estado por temer ser julgada louca, retardando a procura de um tratamento.

No tratamento para o TOC a psicoterapia é indicada e seguida em muitos casos ao uso concomitante de medicamento.

Indicação de Filme:

Nome: Melhor é impossível

Título Original: As good as it gets

Direção: James L. Brooks

Roteiro: Mark Andrus e James L. Brooks

Gênero: Comédia Dramática

Ano: 1997

País: Estados Unidos

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br