Textos - Frustração

ADULTO

Frustração

A frustração faz parte da vida e é necessária para um bom desenvolvimento emocional, pois através dela desenvolvemos recursos internos para lidar com os obstáculos. Porém, quando a vivencia de frustração de uma pessoa é exagerada ou ao contrario há um excesso de proteção, há uma tendência a um enfraquecimento da estrutura emocional, gerando um desequilíbrio.

A frustração caracteriza-se por um estado emocional de desprazer e desconforto frente a algo que foi desejado, mas que não foi alcançado.

A intensidade da frustração esta diretamente ligada à quantidade de energia emocional que foi investida ao desejo. Quanto maior o desejo por algo não alcançado, maior a frustração.

De onde provem as frustrações? As fontes são muitas. Porém as limitações podem ser oriundas de condições ambientais ou pessoais.

As frustrações mais sofridas advêm de limitações pessoais que geram implicações sociais. Por exemplo: a perda de um emprego, a reprovação em uma prova e à perda amorosa. Tais frustrações afetam a autoestima desencadeando um sentimento de inferioridade, principalmente quando a pessoa não tem um amadurecimento emocional necessário para diferenciar o fato frustrante de suas reais capacidades frente à vida.

A frustração pode ser por demora; quando a pessoa não pode ter seu desejo satisfeito no momento e tem que aguardar um tempo determinado ou indeterminado para ver seu desejo realizado. Pode ser pela forma de organização da sociedade; tais como leis e regras de convívio, que servem como um obstáculo impedindo que um desejo possa ser alcançado. E ainda, por conflito; quando existem dois motivos de interesse que são incompatíveis, obrigando o individuo a assumir uma posição que resulta no abandono de um dos interesses e consequentemente a frustração por não realiza-lo.

O ser humano tem a tendência a achar que aquilo que ele deseja é realidade, ou seja, naturalmente possível.

Porém, como muitas vezes a satisfação de um desejo implica na participação de outras pessoas e de diferentes fatores, é natural que nem sempre o objetivo seja atingido no tempo desejado ou às vezes nem seja possível.

A pessoa quando frustrada apresenta como reação inicial uma tensão, que desencadeia normalmente em uma reação de busca de alternativas para a satisfação do desejo. Quando apesar das tentativas de resolução do problema, a pessoa não conseguir a satisfação, pode em consequência apresentar uma descarga de tensão que resulta em um comportamento agressivo.

Entretanto, algumas pessoas reagem com apatia em resposta a um desconserto emocional despertado pelo confronto do desejo e a realidade.

Em nossa sociedade a frustração é muitas vezes vista como algo negativo e muitos esforços são feitos para evita-la. É supervalorizado o prazer e a satisfação. Tal pensamento cultuado tende a desenvolver pessoas com grande dificuldade de fazer enfrentamentos necessários na vida, por não tolerarem passar por situações desagradáveis, sentindo-se muitas vezes incapazes de enfrentar frustrações.

É importante desenvolver a consciência de que nem todos os nossos desejos podem e devem ser satisfeitos. A vida depende de diferentes fatores que precisam ser respeitados, muitas vezes até mesmo para nossa própria sorte.

Indicação de Filme:

Nome: Pecados Íntimos

Título Original: Little Children

Direção: Todd Field

Roteiro: Todd Field

Gênero: Drama

Ano:2006

País: EUA

.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br