Textos - Como se Forma uma Boa Autoestima

ADULTO

Como se Forma uma Boa Autoestima

Uma boa autoestima é fundamental para uma relação positiva com a vida.

Aquele que esta de bem consigo estabelece uma relação satisfatória com o meio e consequentemente tende a obter maior beneficio em diferentes âmbitos; seja profissional, afetivo e interpessoal.

O mundo recebe melhor aquele que está “de bem com a vida” e está “de bem com a vida” aquele que está de bem consigo.

A boa autoestima é construída através de diversos fatores:

A herança genética influencia na autoestima, visto que ela traz características próprias que desde o início da vida favorecem ou não a relação com o meio. Por exemplo: uma criança alegre, risonha tende a obter das pessoas uma resposta emocional de maior simpatia e afeição e a partir disto já se dá inicio a uma conexão benéfica que favorece a boa autoestima.

O meio tem muita influencia na autoestima. As relações afetivas quando satisfatórias vão ao logo do desenvolvimento positivando aquele que as recebe.

A educação quando bem equilibrada entre gratificações e frustrações permite a criança desenvolver ferramentas que lhe serão uteis na vida e ao enfrentar seus desafios e se sair o suficientemente bem, reforça os bons sentimentos.

O olhar dos cuidadores sobre a criança , quando é de credibilidade e confiança, naturalmente respeitando o processo gradual de amadurecimento, tende a fortalecê-la.

Uma pessoa com uma boa autoestima reconhece suficientemente suas potencialidades e faz bom uso delas, bem como também reconhece as suas limitações e tenta melhora-las e não sendo possível aprende a respeitar os seus limites.

Para melhorar a autoestima é importante que a pessoa procure desenvolver uma maior intimidade consigo mesmo, com suas emoções. Uma relação de compreensão para consigo e a busca de resposta para alguns anseios, para a motivação de comportamentos, sejam positivos ou negativos, permite um natural aprimoramento nos bons sentimentos.

Ter para consigo atitudes de compreensão, respeito, encorajamento, paciência e acolhida. Tratar bem a si, permite uma melhora na autoestima.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br