Textos - Procrastinar

ADULTO

Procrastinar

A PROCRASTINAÇÃO quando excessiva é um mal que afeta muitas pessoas comprometendo sua qualidade de vida

Primeiro vamos entender o que é procrastinar. Procrastinar significa adiar um ato. Algo que pede uma ação da pessoa em prol de um objetivo ou uma necessidade, mas que é adiado para a realização de atividades que são menos importantes.

Estudos revelam que a disposição de procrastinar faz parte de nossa natureza. Sendo assim teremos que aprender a conviver com esta tendência. No entanto existem pessoas que encontram maior dificuldade em administrar este impulso e em alguns casos passa a ser um sintoma.

É necessário também entender que o aumento de estímulos da modernidade contribui para esta disposição, uma vez que são muitos apelos e a pessoa direciona sua atenção a algo que esta mais próximo e que lhe parece no momento mais atraente. Se distrai e adia o investimento naquilo cujo as gratificações estão mais adiante.

O ser humano tende a buscar as passagens facilitadas, como escolher as trilhas da mata ao invés de abrir novos caminhos. Então algo que exige esforço tende a ser negligenciado e trocado por algo mais fácil ou que gere uma gratificação mais imediata. Mas este não é o único motivo para o ser humano ter uma tendência a procrastinar.

As pessoas que tendem a adiar seus compromissos correm o risco de perder oportunidades importantes mantendo e sustentando situações que lhe são desnecessárias.

Ficam tensas, se sentem culpadas o que afeta a sua autoestima, uma vez que a intenção do procrastinador é executar a tarefa, pois reconhece a importância que tem, mas, no entanto encontra dentro de si uma força irracional que o atrapalha para que chegue até aquilo que se propõe a fazer.

No entanto, o adiamento de atividades a serem feitas não esta necessariamente ligada ao quanto elas são desgostosas, pois algumas delas podem inclusive serem prazerosas. Isto, por que os motivos de procrastinar, são variados.

Existem pessoas que adiam o prazer. São pessoas que por motivos inconscientes não podem se conceder a este beneficio. Algumas por se sentirem culpadas pela realização pessoal que conquistariam com a execução de determinadas tarefas.

Outras podem sentir na procrastinação uma forma de rebelião e protesto contra as leis e normas impostas e conflitam entre o desejo de realizar a atividade com o de se opor a ela, negando sua necessidade.

A procrastinação pode ser usada como uma auto sabotagem onde o individuo cria inconscientemente um obstáculo interno para seu avanço. Adiam, colocam em risco a execução de algo dentro do prazo necessário, perdem oportunidades, se tensionam e geram uma má impressão a seu respeito.

Algumas pessoas encontram no adiamento dos compromissos a sensação de estar no controle da situação à medida que sentem que eles é que comandam seu tempo e não a urgência das atividades. Porém esta sensação cai em grande frustração quando o adiamento gera uma perda de oportunidade pelo atraso em sua execução.

Pode também representar uma reação da pessoa frente à dificuldade de lidar com situações das quais não se sinta confiante o suficiente para enfrentar. Teme o fracasso e o reconhecimento de suas reais potencialidades que ficará à mostra à medida que realizar a atividade.

Em alguns casos, pode ainda estar relacionado à dificuldade que a pessoa tenha em tomar decisões, fazer escolhas, lidar com perdas e até mesmo com ganhos. Realizar uma atividade implica em um movimento de vida, um ligar e desligar e envolve uma complexidade de sentimentos.

Os procrastinadores em seu íntimo sofrem por não conseguirem se regular, mesmo quando se enchem de desculpas para si e para os outros do por que deixou para fazer depois o que deveria fazer hoje.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br