Textos - As Marcas das Emoções no Corpo

ADULTO

As Marcas das Emoções no Corpo

As emoções deixam suas marcas no organismo. Todas as emoções têm uma resposta corporal. Se uma pessoa fica envergonhada, por exemplo, apresentará uma vasodilatação facial e ficará com o rosto vermelho. Se ficar incomodado com algo, terá um aumento dos batimentos cardíacos e da respiração.

Não há sentimento que não passe pelo corpo. Muitos estudiosos alegam que em situação de conflito e tensão o órgão mais afetado será o mais frágil, determinado pela formação genética. Outros estudiosos alegam que a somatização pode se dar em uma área do corpo que tenha uma relação simbólica com o conflito.

Impedir as manifestações químicas das emoções no organismo não é possível, porém, algumas pessoas oneram mais o organismo do que outras. São pessoas que encontram dificuldade de lidar internamente e externamente com situações de conflito. Como não conseguem vias de expressão para estas emoções, acabam sobrecarregando o organismo. São as ditas pessoas que "guardam as coisas". No entanto o corpo passa a ser o mensageiro do que se passa internamente com a pessoa.

Por exemplo, um indivíduo contido tende a ter uma postura mais enrijecida, apresentar dores musculares, problemas digestivos entre outros.

Diminuir o ritmo de vida frenético e procurar desenvolver atividades que proporcione prazer é de grande ajuda para o organismo. Em alguns casos o auxílio psicológico é muito importante.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização do Consultório:
Psicóloga no Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242
Psicóloga Adolescentes e Adultos

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com