Textos - A Avaliação do Paciente

ADULTO

A Avaliação do Paciente

É de suma importância que qualquer profissional da saúde ao realizar uma avaliação tenha uma visão global do seu paciente. O ser humano é um conjunto biopsicossocial e precisa ser avaliado de forma integral, respeitando sua personalidade e características pessoais

Que este olhar não fixe somente na doença, uma vez que nem sempre os fatores que os pacientes apontam como queixa correspondem as verdadeiras causas.

O ser humano tem seus impulsos em constante atuação que além de afetar a noção de realidade elegem um órgão que serve como a válvula de escape de seu verdadeiro motivo.

Outro fator bastante relevante é que este procedimento tende a levar o paciente a colaborar mais ativamente com o profissional desenvolvendo uma atmosfera de trabalho em comum.

Além dos aspectos da patologia em si, um levantamento mais detalhado pode determinar outros fatores que podem estar influenciando na queixa ou até mesmo na causa principal da reclamação.

Somente através de uma compreensão mais geral do paciente é que poderá chegar-se com maior segurança a melhor terapêutica a ser indicada.

A desconsideração deste procedimento pode acarretar um insucesso no tratamento que acaba por gerar a frustração não só no paciente como no profissional que esteja interessado em ajudar.

Além da historia que o paciente traz a consulta do que lhe perturba, é importante que o profissional utilize a observação e também seus próprios sentimentos, dentro daquilo que o paciente lhe desperta. Esta escuta de suas emoções contribui bastante para que a partir de um verdadeiro quebra cabeças se chegue a um melhor entendimento da situação.

É importante lembrar que toda doença tem um significado para aquele que sofre cumprindo uma função. Desta forma forças ambíguas entram em ação, muitas vezes inconscientemente: uma que deseja melhorar fisicamente e outra que se agarra a doença.Isto precisa ser considerado.

O ser humano é complexo, um único problema não o define.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br