Textos - A Formação em Psicoterapia de Orientação Psicanálitica

ADULTO

A Formação em Psicoterapia de Orientação Psicanálitica

O Curso de graduação em Psicologia ocorre normalmente em um tempo médio de 5 anos e tem como objeto de estudo o comportamento humano e os fenômenos psíquicos..

A Psicologia possui uma ampla área de atuação, tais como: hospitais, escolas, empresas, clinica, jurídica, social, no trânsito, pesquisa entre outras.

É possível imaginar que aonde existam pessoas e relações existam o essencial para a psicologia. Por este motivo cada vez mais se amplia seus campos de atuação.

Assim sendo, nem todos psicólogos exercem o trabalho de psicoterapia. O psicólogo clínico é também chamado de psicoterapeuta. E é o psicoterapeuta que realiza a psicoterapia.

Para ser um psicoterapeuta é necessário que além da graduação em psicologia, o psicólogo realize um curso de especialização ou de pós-graduação buscando o conhecimento e a especialização nesta área. O curso escolhido será voltado a uma abordagem terapêutica em que o profissional mais se identifique

Existem diferentes tipos de abordagens: Cognitivo-Comportamental, Gestalt-terapia, Humanista, Junguiana, Psicanalise Transpessoal entre outras.

Para desenvolver a Psicoterapia de Orientação Psicanalítica, além do curso de especialização é necessário que o profissional também realize sua analise pessoal, supervisões na mesma abordagem teórica, a frequência em estudos ligados a psicanalise e sobre as relações e fenômenos humanos.

A Psicoterapia de Orientação Psicanalítica tem o inconsciente como base do entendimento do paciente. Visa através do conhecimento teórico, técnico e da singularidade de cada pessoa em tratamento chegar a compreensão das emoções em seus aspectos mais profundos. Entendendo formas de relação da pessoa consigo e com o mundo. Quais as motivações inconscientes para seus comportamentos, o sentido de seus sintomas e como se formou a dinâmica de sua personalidade. Neste tipo de tratamento, não só a conscientização dos aspectos inconscientes é importante, mas também a elaboração, que se refere a um trabalho de sentido e reorganização emocional.

A Psicoterapia de Orientação Psicanalítica ocorre em um espaço oferecido pelo psicoterapeuta, que permita a segurança e conforto para que o paciente se sinta a vontade, e junto com o profissional possa utilizar este espaço para expressar através da fala seus sentimentos mais íntimos.

O Psicoterapeuta ajudará e estimulará seu paciente a uma fala livre. Quanto mais livre for à expressão das emoções por parte do paciente mais alcance terão ambos sobre as motivações inconscientes presentes em determinados comportamentos ou emoções.

O paciente falará sobre os mais diferentes assuntos que podem estar a exemplo ligado ao seu passado, ao seu presente e as expectativas referentes ao seu futuro. Expressará sentimentos variados como: temores, anseios, paixões, desconfianças, raivas, fantasias entre tantos outros.

Existe um compromisso do profissional com o sigilo e a confidencialidade do que o paciente fala nas consultas, garantindo a confiança e a segurança deste.

A medida que comece haver a compreensão mais profunda de determinados sentimentos expressos no espaço psicoterapêutico começa-se a como se montar um grande quebra-cabeças onde peças soltas começam a buscar um lugar que de acordo com seu sentido se encaixam umas as outras.

O tempo de duração de cada sessão é em média de 50 minutos. A frequência deve ser regular, geralmente de uma vez por semana, chegando a ser indicado também duas ou até três vezes por semana.

A frequência das sessões de psicoterapia é importante para o encadeamento dos conteúdos e sentimentos expressos em cada sessão. Cada sessão suscitará sentimentos e emoções inconscientes que precisam de um novo espaço para a sua analise e elaboração. Quando muito espaçada as sessões, alguns destes sentimentos que emergiram perdem sua força a nível subconsciente e retomam ao inconsciente. É importante entender que não é por estar inconsciente que certos conteúdos emocionais não exerçam uma força sobre o psiquismo.

O tempo de um tratamento em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica é variável e depende de cada pessoa.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917






Localização dos Consultórios:
Centro Histórico de Porto Alegre:
Rua Gen. Andrade Neves, 155 conj. 63 – Centro - Porto Alegre - Telefones: (51) 3225.1171 e (51) 98337.4242

Atendimento de segunda à sábado
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br