A adolescência é um período importante do desenvolvimento. Esta fase acontece entre a infância e a vida adulta. Neste estágio de passagem de uma fase para outra, muitos desafios precisam ser enfrentados.
As mudanças corporais, emocionais e sociais fazem uma revolução que pode ser mais ou menos conturbada.
Este estado de crise não é patológico, é normal. O adolescente tem comportamentos próprios desta fase.
O adolescente vai se despedindo do corpo infantil, recebe em grande velocidade um corpo do qual precisa se reconhecer nele, há uma modificação de sua autoimagem ganhando novos conhecimentos sobre si mesmo.
São diversos momentos de desequilíbrios e de instabilidades necessários, na busca de uma identidade que o represente, caracterizando ao final um estado maduro de personalidade.
O adolescente exige do meio compreensão e cuidados, pois precisará de um tempo para seu processo de elaboração desta fase.
Apesar de a adolescência exigir uma maior compreensão frente aos diferentes movimentos que a caracterizam, podem ser também um período aonde se manifeste sinais que apontem para uma condição de desajuste e risco.
É importante que os pais acompanhem seus filhos mais de perto durante seu desenvolvimento e estejam atentos a estes sinais.
São os casos em que o adolescente demonstra: isolamento constante; condutas violentas; uso de drogas; desadaptação escolar persistente; transtornos alimentares; tendência a expor-se a situações de risco; promiscuidade sexual; timidez excessiva e dificuldades de adaptação social entre outros.
Os problemas anormais apresentados na adolescência aparecem quando houve dificuldades na fase anterior.
Existem desafios e tarefas que a criança precisa viver e elaborar na infância, quando ingressa na adolescência, se carrega consigo questões mal resolvidas da fase anterior, será natural que apresente maior dificuldade na fase seguinte
A atenção ao desenvolvimento está em todas as fases da vida, cada uma com suas incitações que exigem do humano uma resposta. Quando esta resposta não é dada a interrogação continua gerando pendências que limitam e geram desadaptação a vida.
Em outras palavras uma infância conturbada, tende a uma adolescência com maiores dificuldades. Por este motivo que a atenção ao futuro esta no presente.
Texto de autoria de Rosângela Martins - Todos os direitos reservados
Psicóloga Porto Alegre
CRP 07/05917