A Psicoterapia é um tratamento para problemas emocionais e é realizada pelo psicólogo.
Trata-se de um processo em que o profissional desta área utiliza-se de técnicas específicas e de seu conhecimento sobre o ser humano, para auxiliá-lo no conhecimento sobre si mesmo, a fim de proporcionar a elaboração de seus conflitos. Em outras palavras o profissional auxilia e estimula com seus recursos técnicos a pessoa a buscar um entendimento maior sobre o que lhe ocorre, como se originam seus problemas e como se formam seus sintomas.
É uma condição em que a pessoa por si só não consegue buscar uma saída para o que lhe ocorre e o que se sente.
São diversas as condições persistentes tais como: alcoolismo, depressão, pânico, ansiedade, dificuldades nas relações interpessoais, problemas de sexualidade, insônia, fobia entre outros.
Falo aqui de sintomas que interferem significativamente na vida da pessoa. Estes sintomas quando não tratados podem encaminhar a vida de forma indesejada.
A psicoterapia auxilia a pessoa na elaboração de sentimentos que em determinado momento de sua vida foram significativamente fortes, além da sua capacidade de absorver, gerando um sofrimento que se torna persistente.
Um tratamento psicoterapêutico necessita de um tempo que não se pode precisar especificamente para que a pessoa junto com o profissional possa entender o que está ocorrendo, e a partir deste trabalho venha a se sentir melhor dentro de sua vida.
Pode também se buscar a PSICOTERAPIA com o objetivo de desenvolver o autoconhecimento, o crescimento pessoal, repensar padrões de comportamentos, os modos de vinculação e como se estabelecem as relações interpessoais.
Permitindo que a pessoa consiga se situar melhor dentro de sua vida, conscientizando-se do motivo de suas escolhas e do quanto estas escolhas estão de acordo com seus desejos. Contribui também para a ampliar a perspectiva da vida.
Com a criança o tratamento se dá através do brinquedo. É através da brincadeira que a criança comunica seus conflitos ao terapeuta que lhe auxilia na elaboração destes.
Com o adulto o tratamento se dá através da comunicação verbal e corporal, sendo esta a forma como comunica ao terapeuta suas emoções.
Texto de autoria de Rosângela Martins - Todos os direitos reservados
Psicóloga Porto Alegre
CRP 07/05917