O álcool é uma droga que dependendo da dose, da frequência e das circunstâncias em que é ingerido, pode ser usado sem problemas. No entanto deve-se dar muita atenção a isto já que uma dependência não se instala de uma hora para outra.
A dependência ao álcool pode ser definida como uma compulsão para ingeri-lo, de forma contínua e frequente, movido pelo desejo de experimentar seus efeitos psíquicos, e ou ainda evitar o desconforto que sua falta proporciona.
O beber excessivo frequentemente representa uma tentativa de lidar com uma variedade de situações considerada pela pessoa com difíceis. A função do álcool seria a de reduzir esta dificuldade, e de aumentar a confiança da pessoa em agir de uma maneira que ela não agiria se estivesse sóbria.
Uma vez dependente, o álcool passa a ser uma prioridade na vida da pessoa.
Ocorre também a tolerância, que é um fenômeno biológico em que o organismo passa a necessitar de doses cada vez maiores para alcançar os mesmos efeitos de antes.
Uma vez dependente do álcool, a pessoa encontra sérias dificuldades de abandonar seu uso. Muitas vezes podem ser acusadas de "fraca", ou "sem vergonha", porém cabe ressaltar que o alcoolismo é uma doença em que é marcante a perda de controle.
O alcoolismo é uma doença séria e extremamente limitante.
São vários os problemas que advém desta doença, como dificuldades no trabalho, problemas conjugais, familiares, acidentes de trânsito, discriminação pela má conduta social, além disto o descontrole pelo uso do álcool pode levar a agressão e ou o abuso sexual.
Ainda existem os problemas físicos provenientes da doença que são: azia, náuseas matinais, diarréias, lesões no fígado que pode levar a hepatite e cirrose. O alcoolismo pode também ser responsável pela impotência sexual e perda da libido.
O tratamento do alcoolismo não é fácil, e exige o envolvimento da família neste processo para que se obtenha êxito, já que os quadros de recaída são frequentes.
Indicação de Filme:
Nome: Farrapo Humano
Título Original: The Lost Weekend
Direção:Billy Wilder
Roteiro: Billy Wilder e Charlles BrackettAno:1945
País: Estados Unidos
Texto de autoria de Rosângela Martins - Todos os direitos reservados
Psicóloga Porto Alegre
CRP 07/05917