É um período muito importante na vida.
É uma fase de transição, quando meninos e meninas estão experimentando novos papéis sociais, e estão vivendo transformações físicas e emocionais.
A escola assume um lugar de grande importância. A criança é inserida em um grupo onde passa a ser exigida cada vez mais. Sua autoestima é testada diariamente.
O mundo da criança passa a ter uma mudança significativa, onde hábitos e padrões de comportamento passam a sofrer uma influência destas novas vivências.
As crianças neste período são curiosas, estão preocupadas com as transformações no seu corpo, com a relação com os colegas e com o certo e o errado, já que neste período passam a assimilar mais seriamente as regras exigidas para sociabilidade e os conceitos morais.
A participação dos pais é fundamental para auxiliar a criança nesta fase.
Manifestações afetivas dão segurança à criança para enfrentar as dificuldades sabendo que são amadas independente de seus erros e acertos.
Oportunizar a participação em atividades esportivas e interesses especiais individualmente e principalmente em grupo, estimulam pontos que são muito importantes neste momento para a criança como, por exemplo: cooperação, autoconfiança, competitividade, modulação da agressividade, noção do eu e do outro etc.
É o período de aprender sobre o convívio social e de desenvolver as qualidades necessárias da sociabilidade. Qualidades estas que no futuro serão de grande importância para o êxito pessoal, profissional e afetivo.
Texto de autoria de Rosângela Martins - Todos os direitos reservados
Psicóloga Porto Alegre
CRP 07/05917