O envelhecimento é um caminho natural da vida e quando acontece significa que se teve a oportunidade de uma vida longa.
Nesta caminhada muitas coisas foram vividas e outras ficaram por ser realizadas.
Algumas delas ainda se têm a oportunidade de realizar e outras ficaram no tempo, em outras fases da vida.
Este sentimento é natural, sempre nos questionamos sobre o quanto fizemos e se não poderíamos ter feito mais ou menos. No entanto entende-se que fizemos o que nos foi possível fazer dentro de nossas condições do momento.
Os sentimentos com o envelhecimento são mistos. A qualidade das condições na velhice vai estar diretamente influenciada pelo estilo de vida que esta pessoa adotou durante sua caminhada. A forma como foi escrevendo sua historia, seu jeito de ser e lidar com as diversidades da vida estarão presente nesta fase dando um tom particular .
Mas é comum com o estreitamento da vida, pela perda de parentes e amigos que o idoso sinta uma desorientação e o sentimento da falta de um lugar ou um proposito próprio.
Há uma tendência a voltar-se para si e para o passado. Esta volta ao passado se dá por diferentes motivos entre eles o desejo de procurar conclusões para suas vidas, tentando entender os motivos de suas escolhas e outras possibilidades diferentes se não tivessem seguido determinado caminho. As lembranças trazem sentimentos diversos de alegrias e tristezas.
As preocupações com as funções do corpo aumentam e a queixa pelas deficiências do organismo pelo envelhecimento passa a ganhar grande importância.
Sentimento de autoestima e de algum objetivo é necessário nesta fase para manter energia para o dia a dia e para seguir adiante, sendo essencial para prevenir o adoecimento e manter um olhar para fora e para a vida.
A tarefa de todo idoso durante esta fase esta ligada a aceitação de perdas sofridas, se harmonizando tanto quando possível com esta etapa da vida a fim de que possa melhor tirar proveito dela ,dentro de suas condições.
Estabelecer alguma atividade produtiva e que esteja relacionada a outras pessoas, por mais simples que seja auxilia a manter-se mais alerta.
Indicação de Filme:
Nome: Elsa e Fred – Um Amor de Paixão
Título Original: Elsa y Fred
Direção: Marcos Carnevale
Gênero: Comédia Dramática
Ano:2005
País: Espanha e Argentina
Texto de autoria de Rosângela Martins - Todos os direitos reservados
Psicóloga Porto Alegre
CRP 07/05917